13 de abril de 2016

Transição: de loira e lisa até morena e cacheada.

Se eu te perguntasse agora, qual aspecto de sua aparência a mulher mais dá importância? Sim, você acaba de perder o prêmio, não são as estrias ou celulites e sim vosso CABELO! Aquelas que dizem que esse fator "cabelístico" não apresenta nenhuma importância para a sobrevivência do indivíduo, sei não de onde vêm. Ché!

Acontece que o cabelo na vida de uma mulher é muito mais que, digamos, cabelo. Ele faz parte de como nós encaramos e vivemos a vida, funcionam também como moldura para o rosto e até reflete mudanças do comportamento pessoal. Estima-se que até a terceira idade uma mulher poderá mudar de cabelo entre: cortes, luzes e cores, até 150 vezes. Nega, é mudança até! 

Para as mulheres que são adeptas de mudanças, no meio do caminho pode rolar um arrependimento ou saudade de um cabelo antigo, de repente voltar as origens ou mudar radicalmente. É possível que quando se altera muito o cabelo, nós mesmas podemos esquecer como era o cabelo originalmente. Essa reflexão muitas das vezes pode vir da agonia de se estar presa a um look só, por exemplo o caso da progressiva ou alisamentos definitivos. E o duro, que para voltar literalmente as raízes, só cortando (big chop).

Com isso surge a transição capilar, que é quando paramos de usar qualquer química que altera a estrutura do cabelo, na maioria das vezes são mulheres que tem os cabelos encaracolados ou cacheados naturalmente, mas pode ser também, as que coloriram seus cabelos e sentem falta do tom natural dos fios. 

Com o meu cabelo foi assim...
Na foto 1, era quase o início de tudo. Aqui eu já tinha passado por uma transição, pois já tinha tido os cabelos vermelhos, depois loiros (descoloridos em casa mesmo, imagina que lindão). Nessa foto tinha acabado de tirar o mega hair para ajudar a não sofrer tanto com os cabelos curtos.

Na foto 2, estava com escova progressiva, inicialmente só na raiz e o retoque sempre acontecia a cada 3 meses. 

Na foto 3, o cabelo ainda não tinha progressiva nas pontas, assim eu conseguia deixar bem modelado e armado, com volume. Nessa época, não contente com a progressiva resolvi também clarear os fios. Eu gostava.

Na foto 4, depois de quase 2 anos de progressiva o cabelo foi perdendo o aspecto que mais gostava que era naturalidade (oi?! preta loira, de cabelo liso, natural?). O cabelo tinha perdido brilho, volume e textura.

Na foto 5, eu iniciei minha transição, parei com todas as intervenções químicas no cabelo, luzes e progressiva e comecei a usar o baby liss para me auxiliar no processo de aceitação de cabelo cacheado.

Na foto 6, tinha percebido que não tinha jeito e estava sofrendo demais com o baby liss, além de judiar muito do cabelo, passava horas enrolando e aplicando produtos abrasivos para manter o penteado. Ainda existia um pouco de progressiva no cabelo, mas não quis radicalizar, pensando em poder prender o cabelo nos dias de pânico rs. Nessa época ainda fiz novas luzes no cabelo, platinadas dessa vez. Amei!

Na foto 7, foi o desapego por si só, o famoso big chop. Nesse corte foi retirado toda a progressiva restante dos fios. Já tinha a liberdade de fazer escova ou usá-lo naturalmente como na foto 8. As luzes que sobraram sempre deixaram meu cabelo muito danificado pois eu não tinha mais o processo de secador e prancha quente para alinhar os fios. Nessa mesma época resolvi colorir os fios sem amônia no meu tom natural, castanho escuro.

E finalmente, na foto 9, já liberta de toda e qualquer química. 

Não me arrependo de nada do que fiz no meu cabelo em todos esses anos que passaram. Vivi épocas diferentes e cada momento meu pedia uma mudança e assim o fiz.

Nem tudo foram flores...
Em cada uma dessas etapas sofri também. Apesar de não me arrepender de nada que fiz no cabelo (hoje), no presente não era bem assim. Chorava a cada dia que não conseguia arrumar o cabelo e ficava muito triste e arrependida toda vez que tinha que prender.

Tudo é novo de novo. E de novo, cada dia, novo.

Eu tinha uma mantra pra seguir durante esse processo: paciência, paciência e paciência. Esperava um lance mais religioso né? Que nada, Nega. Só a paciência te fará vislumbrar o futuro da sua cabeleira sem se preocupas com o caos do presente. É a única coisa que te trará resultados e te evitará de cair na besteira de, por exemplo, alisar o cabelo novamente.

Dicas valiosas para se dar bem na transição
Imagem retirada do Google. Entre em contato para informar créditos.

1 - Aceitação
Depois de muito refletir, aceite que essa foi a sua decisão final e apegue-se a ela. Com o passar dos dias você precisa estar convicta do que quer.

2 - Motivação
A internet é um grande parceiro para sua aceitação e motivação nesse processo. Procure e salve fotos de mulheres que a inspiraram a tomar essa decisão e imagine-se com a cabeleira delas. 

3 - Paciência
É preciso ter foco e para mantê-lo só a paciência pode te ajudar. Para nutrir sua paciência a motivação e aceitação é inevitável. Afinal a transição capilar é um processo, não acontece do dia pra noite.

4 - Tratamento
Seu cabelo vai sentir falta dos paranauês que você passava nele. Para que seja menos traumático pra você e também pra ele, invista em tratamentos para fortificar e recuperar os fios. O cronograma capilar é a melhor forma de planejar e garantir a saúde dos seus cabelos nesse momento delicado.

5 - Tenha bom humor
O cabelo é seu, Nega. Mas a opinião de todo mundo sobre ele vai te machucar. Ignore as opiniões alheias ao seu objetivo. As pessoas sentem a obrigação de partilhar o descontentamento delas com o SEU cabelo. Aprenda a lidar com isso com piadinhas prontas e humor sereno. No final da conta mesmo, a única coisa que valerá a pena dessa conversa DES-NE-CE-SSÁ-RIA é a sua risada.

Vai valer a pena, Nega!

Tenha confiança nos seus desejos e tudo se encaminhará da melhor forma. Saiba de uma única coisa: vai valer a pena. Não desiste não, come um chocolate, atualiza a lista de favoritos do Netflix <3, acompanha o Oh Nega, mas não desista.


Caso tenha alguma dúvida específica, me escreve, eu te ajudo, tá?
Beijo Nega!

Dicionário:
*big chop: é uma expressão que significa "grande corte" em inglês e tem esse nome porque é o ato de tirar toda a parte com química do cabelo: esteja ela do tamanho que estiver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário