22 de abril de 2016

Cronograma capilar: é pra mim?

Já ouviu falar sobre cronograma capilar? Não! Nega, senta aí. Já fica por dentro da saúde das suas madeixas, aproveita que vem final de semana por aí  pra poder colocar em prática.

 Os cosméticos que utilizamos regularmente nos cabelos não são suficientes para sanar todas as necessidades dos fios, ainda mais se existem modificações químicas, como: progressiva, tintura, relaxamentos e etc. Outros fatores externos e naturais podem agredir de forma severa os fios também: sol, vento, secador, chapinha, amarrar o cabelo, produtos abrasivos (laquês e fixadores).

Com isso, é preciso completar a saúde dos fios. Naturalmente pela composição dos nossos fios, são quase em sua maioria formado por queratina e aminoácidos, cerca de 90%, os outros 10% variam entre água, lipídeos, glicogênio e ácido glutâmico. 

O cronograma capilar nada mais é que uma combinação de processos para devolver e/ ou manter a saúde dos fios, que são: nutrição, hidratação e reconstrução.




Você deve analisar a sua rotina para montar o melhor cronograma pra você. Concilie com a sua rotina: enquanto lava a louça ou lê uma revista depois do trabalho esse tempo para você e seu cabelo.




Exemplo de cronograma capilar:

Dessa forma, esses ​cuidados deverão tomar menos tempo e a disciplina deverá ser encarada com facilidade e praticidade.


Hidratação
Aqui não tem segredo. Independente do estado dos seus fios, é um processo indispensável.  Caso seu cabelo natural, visite seu cabeleireiro de confiança uma vez por mês ou ainda a cada um mês e estará de bom tamanho. Caso seus fios já tenham passado por alguma alteração em sua composição essa regularidade deve ser menos espaçada e pode ser quinzenalmente. Com certeza seu profissional vai te indicar com qualquer frequência você deve visitá-lo.

Agora se a intenção é diminuir os custos com o salão de cabeleireiro e aproveitar o seu tempo em casa para fazer mais uma coisa na sua listinha de afazeres, você pode hidratá-lo em casa.
 fonte: jurovalendo.com.br





Outra hidratação muito power também é a UMECTAÇÃO, que é uma hidratação com maior duração que varia de 2 horas ou até 8 horas, podendo inclusive dormir enquanto o cabelo é umectado, utilizando exclusivamente os óleos, ou cremes para umectação que contenham tais óleos.




Esses são os óleos que podem ser utilizados na umectação, cada um com sua ação específica mas ainda assim, trazendo vários benefícios e recuperando a saúde dos seus fios.
Fotos retiradas do Google



Engana-se aquelas que pensam que quem tem os cabelos oleosos não podem fazer a umectação, podem e devem. Apenas diminua a regularidade do procedimento.

Nutrição
Esse procedimento é quase tão básico quanto a hidratação. A diferença é a saúde dos seus fios que vão dizer e determinar a frequência desse procedimento. Aqui o olho atento aos sinais que seu cabelo dá que são básicos: brilho, porosidade, crescimento, queda ou quebra, entre outros.
 fonte: jurovalendo.com.br



Para esses produtos a oferta é bem maior. Você encontrará com maior facilidade e preço acessível em farmácias e perfumarias. São as famosas máscaras de nutrição que geralmente fazem parte de um kit de shampoo e condicionador da mesma linha. 


Reconstrução
A reconstrução é o supra-sumo do cronograma capilar e se aplica a cabelos que passaram por químicas leves (tintura, progressiva) ou pesadas (relaxamento, permanente). É possível que depois de qualquer uma dessas químicas seu cabelo possa ficar mais quebradiço que o normal, elástico ou fino. É ainda recomendável pra quem gosta de usar bastante secador e chapinha.

São reconstruções capilares os seguintes procedimentos: cauterização, queratinização, reposição de massa, entre outros.

Foto: www.soulnegra.com

Agora que você já sabe como analisar seu capelo de forma mais crítica é hora de colocar a mão na massa pra ficar cada vez mais linda. Você já deve ter escutado que os cabelos são a moldura do rosto, certo? Mas vou além, eles são fundamentais para a saúde e para a nossa autoestima. Por isso temos que cuidar muito bem deles e sentir orgulho de ostentá-los, seja como for, liso lambido, crespo crespíssimo. Acima de tudo você é a maior responsável por amar a si mesma, capriche nesse namoro, deve ser pra toda a vida.


Beijo Nega <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário